Bem... Eu devo ser a única pessoa que viu primeiro e filme e depois foi ler os livros. Confesso que adoro a história e não querendo repetir o que a minha amiga Inês escreveu no blog dela (
http://verde-de-inveja.blogspot.com) sobre o assunto aqui vai:
No mais recente filme: Breaking the Dawn - Parte 1
1) A forma como eles representaram a conversa mental entre os lobos... fez-me revirar os olhos e fazer um facepalm em pleno filme! True story!
2) O parto é rídiculo. O Edward tira o bebé e ela fica ali "toda aberta"? E quando ele a morde em mil e um sitios para o veneno se espalhar... no livro eles descrevem tal acção com tanta delicadeza e ali parece que está a comer uma perna de frango. Ridículo.
3) Acho que o filme está um pouco confuso. O livro é realmente grande e acontece muita coisa. Eles decidiram fazer 1 segundo de cada acontecimento e seguir em frente. Acho que não foi uma boa decisão visto que não dá para os não-leitores conhecerem e começarem a gostar das personagens.
4) Também achei a parte visual da transformação um pouco excessiva. Fez-me pensar em demasia no House...
No Geral:
1) As pessoas têm que começar a compreender que enquanto não lerem o livro não vão perceber porque é que "nós" gostamos da história.
2) Os livros retraram uma história de amor incondicional que no fundo é o que toda a gente quer.
3) Conhecem esta expressão:"Já não se fazem homens como antigamente"? Pois bem... O Edward representa o homem do antigamente!
4) A parte dos vampiros e dos lobos é só uma distracção. Quando os anti-twilight começarem a ver para além disso das superficialidades talvez comecem a perceber o que está para além disso.
E acho que me entusiasmei demais enquanto escrevia por isso fico-me por aqui. Só se falará da saga Twilight outra vez quando sair o trailer da segunda parte do Breaking the Dawn.